Notícias Voltar

Parceria entre EMATER/RS-Ascar e Prefeitura MunicipalParceria entre EMATER/RS-Ascar e Prefeitura Municipal

17/10/2023 Patrícia Luana Francisco

A Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), juntamente com a Prefeitura de Herveiras realizou uma avaliação dos terraços construídos na propriedade da família Bringmann.

Na propriedade, localizada na localidade de Linha Fernandes, foram realizadas diversas práticas de recuperação e conservação do solo e da água. Entre elas, além dos terraços, estão as curvas de nível. Essa técnica é um dos princípios básicos para a sustentabilidade ambiental e para a produção agrícola, sendo importante para evitar erosão que é um processo natural.

As curvas de nível desempenham um importante papel e contribuem na conservação do solo e melhor aproveitamento do terreno. Quando aplicada corretamente, ela facilita a infiltração de água no solo e o escoamento superficial, conservando assim a matéria prima do solo.

O trabalho de recuperação e conservação do solo tem início com o diagnóstico das propriedades físicas, químicas e biológicas do solo, que é realizada por meio de análise laboratorial. Práticas como o cultivo de plantas de cobertura, utilização de palhada e rotação de culturas também são importantes para um bom manejo de solo e, consequentemente, aumentar a produtividade nas lavouras.

Agricultores interessados em fazer a recuperação e conservação do solo podem procurar o escritório da Emater/RS-Ascar para outras informações.