Notícias Voltar

12/09/2023 Patrícia Luana Francisco

Para 1ª via é OBRIGATÓRIO a apresentação do CPF

SOLTEIROS- devem apresentar a Certidão de Nascimento original, atualizada, legível, sem rasuras e danos ou cópia autenticada por cartório.

Menores de 16 anos deverão estar acompanhados de um responsável legal (pais ou avós) constantes na certidão e este deve apresentar um documento de identificação original.

Quando acompanhados por tutor ou guardião, os mesmos deverão portar via original (ou cópia autenticada em cartório) da decisão judicial que o designou.

CASADOS – devem apresentar a Certidão de casamento original, atualizada, legível, sem rasuras e danos ou cópia autenticada em cartório.

Separados judicialmente ou divorciados devem apresentar a Certidão de casamento original, atualizada ou cópia autenticada em cartório, com averbação da separação/ divórcio.

VIÚVOS - devem apresentar a certidão de casamento original, atualizada, legível, sem rasuras e danos, ou cópia autenticada em cartório.

ATENÇÃO: os documento da Certidão de nascimento, Certidão de casamento, etc, deverão estar em boas condições, sem nenhuma espécie de rasura, mancha ou dano.

DOCUMENTOS OPCIONAIS: os documentos opcionais abaixo podem ser incluídos na Carteira de identidade. Para isso, é obrigatório apresentar os originais no momento da confecção da carteira: CNH, titulo de eleitor, cartão nacional de saúde, PIS/PASEP, identidade profissional.

1ª via: gratuita

2ª via: taxa, o cidadão recebe ao final do processo de confecção da Carteira de Identidade a Guia de arrecadação (GA) para realizar o pagamento.