SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE HERVEIRAS REALIZA 8ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Publicado em 04/04/2023, Por Patrícia Luana Francisco

Secretaria Municipal de Herveiras realiza a 8ª Conferência Municipal de Saúde.

No dia 23 de março de 2023, a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social juntamente com os membros do Conselho Municipal de Saúde, realizaram a 8ª Conferência Municipal de Saúde, na comunidade Católica de Santa Teresinha.

O tema principal da conferência foi “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia”. Além disso, foram discutidos os quatro eixos disponíveis no documento orientador para a 17ª Conferência Nacional de Saúde: O Brasil que temos e o Brasil que queremos; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; Amanhã será outro dia para todos, todas e todes.

A abertura foi a partir das 13 horas da tarde, com a apresentação dos representantes do Conselho Municipal de Saúde, os membros do Executivo, do Legislativo e demais convidados.

Após a apresentação da professora e doutora em Direito Caroline Muller Bitencourt, abordando como tema “O SUS: um direito de todos e para todos”, foram debatidas as propostas elaboradas para todos os eixos temáticos e eleitos os 8 delegados para a Conferência Estadual de Saúde.

A Conferência Municipal de Saúde é um espaço de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS), permitindo elaborar propostas e debater ações a realizar nos próximos quatro anos. “É um momento de reflexão e de contato com os membros da comunidade, onde devemos nos fazer presentes e ter voz ativa para ajudar a manter uma saúde pública como direito do cidadão”, destacou a Secretária de Saúde e Vice-prefeita, Rosuita Carla da Silveira.