PREFEITURA EM PARCERIA COM EMATER VEM IMPLANTANDO NOVA TECNICA NO MUNICIPIO

Publicado em 10/10/2022, Por Patrícia Luana Francisco

O processo de implantação da lavoura vai além da seleção das sementes, adubação e tratos culturais. O primeiro passo é preparar o terreno onde o agricultor vai desenvolver suas atividades rurais. A preparação do solo é fundamental para garantir o sucesso da colheita. Dentre as muitas técnicas disponíveis aos produtores rurais, a utilização de curvas de nível se mostra mais simples e eficaz do que se imagina. Além de evitar a perda de matéria orgânica e minerais do solo, as curvas de nível apresentam vantagens como controlar a erosão do solo e reter a água da chuva em uma linha de curvas, também chamadas de terraço A técnica consiste basicamente em marcar diferenças de altitudes na lavoura. A marcação é feita por um aparelho que contém um nível ótico. Pode ser feito também com uma mangueira, cavalete ou triângulo, a forma mais artesanal e mais antiga. Depois de demarcar os pontos onde a nivelada vai passar, ou seja, o perímetro da curva de nível, estacas são fincadas no solo para facilitar o serviço do operador da máquina. Essa semana, em parceria a Emater RS Ascar e prefeitura Municipal fizeram  a marcação e construíram curvas de nível de base média na propriedade de Silvio Solano na localidade de Linha Fernandes. Quando não se tem a curva de nível, com a chegada da chuva toda parte fértil, a camada superficial do solo, é arrastada pela água. Com a Curva evita que os nutrientes e adubo que o produtor coloca na lavoura seja levada. Onde são feitas as curvas de nível, as plantas resistem mais a falta de chuvas.