SECRETARIA DE SAÚDE ALERTA POPULAÇÃO SOBRE O COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE

Publicado em 25/04/2022, Por Assessoria de Imprensa

A Secretaria Municipal de Saúde realizou durante a semana passada um mutirão de combate ao Aedes Aegypti na área central do município. A visita aos imóveis foi realizada pela equipe da saúde: enfermeira, técnica de enfermagem, agentes comunitários de saúde e de endemias, os quais também tiveram a ajuda de voluntários (funcionários) da Secretaria de Obras e Prefeitura.

O objetivo foi a eliminação de todos os possíveis criadouros e focos de mosquitos para evitar o avanço da infestação do Aedes Aegypti (causador das doenças da dengue, chikungunya e zika vírus), pois o município teve novamente, no início de abril, a confirmação de 1 foco positivo de  larvas em residência, encontrado em uma caixa d'água abandonada. Também já está confirmada a presença do vetor adulto.

Em todos os imóveis visitados foi pedido que as pessoas façam uma vistoria e limpeza semanal dos recipientes a fim de evitar o acúmulo de água e novos criadouros. Em 184 imóveis foi feito o segundo LIA (levantamento em 33% para se ter o índice de infestação pelo aedes) onde foram coletadas 12 novas amostras e encaminhadas para a identificação laboratorial.

Foi constatado que os principais criadouros que as pessoas devem ficar atentas são: pneus, lonas plásticas, bebedouros de animais, reservatórios com água da chuva (tanques, caixas de água, baldes), lixos espalhados(copos plásticos, potes, garrafas, latinhas, sacolinhas...)

A Secretária da Saúde, salienta que a situação deixa o município em alerta por não estar havendo conscientização e os cuidados necessários para evitar a propagação do mosquito.

Uma parte das pessoas não está tendo o devido cuidado, deixando criadouros expostos no pátio e por isso estamos encontrando focos nesses lugares. Como ainda estamos em períodos de chuva e calor, está aumentando a incidência de mosquito, é bem possível que tenhamos pessoas contaminadas com doenças causadas pelo mosquito transmissor novamente, pois ano passado já tivemos 2 casos de dengue em nosso município.