HERVEIRAS REALIZA MELHORIAS NA ARBORIZAÇÃO URBANA

Publicado em 15/09/2021, Por Patrícia Luana Francisco

Herveiras realiza melhorias na arborização urbana

Desde o mês de julho no município de Herveiras vem-se fazendo melhorias na arborização urbana. O trabalho que está sendo realizado consiste no plantio de novas mudas e replantio de plantas que morreram, principalmente no acesso à cidade, onde a ideia é que futuramente forme-se ali um “túnel verde”. O trabalho também vem sendo feito nas ruas centro e junto ao parque de eventos, de forma conjunta entre as Secretarias de Agricultura e Obras.

Estão sendo substituídas algumas árvores que não apresentaram uma boa formação, que não se adaptaram bem e/ou estão de certa forma atrapalhando a circulação de pessoas nas calçadas e até mesmo o fluxo de veículos na rua.

O trabalho se iniciou com a abertura das covas para o plantio, que estão sendo devidamente preparadas para que recebam as mudas, estas adquiridas pelo município. Ao todo para a execução do trabalho de melhoria, foram adquiridas 156 tipuanas (Tipuana), 75 extremosas (Lagerstroemia indica), 50 canelas de sombra (Cinnamomum verum) e 30 ingás-banana (Inga uruguensis).

De acordo com Rafael Fraga, técnico responsável pela Sec. de Agricultura, Ind. e Comércio – SMAIC – as mudas foram escolhidas de acordo, principalmente com espécies que já compunham a arborização das ruas do município, mas também adaptabilidade, perspectiva visual de embelezamento e prospecto de altura que as mesmas possam atingir, a fim de não causar problemas futuros. Rafael salienta que os trabalhos estão ainda em andamento, que as mudas são de muito boa qualidade e que em breve o trabalho será finalizado, restando apenas os trabalhos de tratos culturais e manutenções que serão executados ao longo dos próximos anos, a fim de garantir uma boa condução das mudas.

Segundo o Secretário da SMAIC, Douglas Kumm, é de extrema importância plantarmos essas árvores, pois além embelezar nosso município, ajudamos a preservar nossa fauna e flora.

Conforme o Prefeito Nazário R. Kuentzer, a arborização do nosso município além da bela aparência que vai se ter daqui alguns anos na nossa querida Herveiras, também contribuímos com a natureza, pois são as árvores que proporcionam a sombra e a purificação do ar.

As secretarias de Agricultura e Obra pedem a todos, principalmente moradores da cidade, uma atenção especial para com as mudas novas, que sempre que possível e se necessário ajudem nos cuidados com elas e comuniquem qualquer ato de vandalismo a prefeitura, diretamente as secretarias ou pela ouvidoria para que sejam tomas as medidas necessárias para com os vândalos, uma vez que já diversas mudas, depois de um plantio anterior, foram arrancadas e/ou quebradas.