“Nascentes, a Fonte da Vida

Publicado em 18/03/2021, Por Patrícia Luana Francisco

Redução de custos com a conta de água, autossuficiência no abastecimento hídrico, melhoria da autoestima e a preservação do meio ambiente são alguns dos benefícios que a proteção de nascentes proporciona às famílias. No município de Herveiras, no Vale do Rio Pardo, a parceria entre a Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), e Prefeitura busca incentivar as famílias a preservarem as fontes de água existentes nas propriedades rurais. Em junho de 2019 o município sancionou a lei que cria o "Programa Municipal de Proteção e Conservação de Nascentes: Nascentes, a fonte da vida", que visa incentivar os produtores e proprietários que possuem nascentes em suas propriedades a realizarem a preservação e proteção destas fontes nos termos do projeto previamente aprovado. Desde então foram realizadas a proteção de 13 nascentes pela Emater/RS-Ascar, beneficiando 16 famílias. A última foi concluída na quinta-feira (11/03), na propriedade do agricultor Gedoval tasch, em Linha Biriva. Outras quatro nascentes devem ser concluídas nos próximos dias, beneficiando mais sete famílias do município. Segundo o prefeito, Nazário Rubi Kuentzer, a proposta para o ano de 2021 é intensificar as ações do Programa para que os danos causados pelas estiagens sejam menos severos no município. "Sabemos o quanto a população sofreu na seca do ano passado e vamos nos preparar. Desta forma, solicitamos que os agricultores que têm nascentes em suas propriedades venham até nós. O executivo e a Emater são parceiros nessa empreitada de recuperar as nascentes e fazer o trabalho de armazenamento e captação de água no município. Com a orientação da Emater e o maquinário do executivo vamos nos preparar para as próximas estiagens". Ao realizar a proteção de nascentes na propriedade, o agricultor recebe o Certificado de Propriedade Consciente, concedido pelas secretarias municipais envolvidas e pela Emater/RS-Ascar, que dá ao proprietário uma hora anual de serviço gratuito de hora/máquina do município na propriedade, enquanto perdurar o atendimento às condições impostas para a emissão do Certificado. O extensionista rural da Emater/RS-Ascar Osmar Borges Nunes explica que a atividade pode ser desenvolvida pelo proprietário da área na qual está localizada a nascente. A equipe da Emater/RS-Ascar realiza a visita no local e elabora o projeto com a lista dos materiais a serem utilizados, bem como as orientações técnicas e a execução do projeto. "A proteção de nascentes consiste na construção de uma pequena estrutura de proteção da água que aflora dos lençóis subterrâneos para que nenhuma forma de contaminação física, química ou biológica do ambiente polua a água que vai ser consumida", explica. A estrutura ainda é preenchida com rochas de diferentes tamanhos, instalados canos de limpeza, de captação da água e um cano extravasor para que o excedente da água continue percorrendo seu curso natural. Além disso, devem ser realizados processos de recomposição e conservação da vegetação no entorno da nascente, de acordo com as legislações vigentes, e o cercamento da área para evitar a entrada de animais e facilitar a regeneração da vegetação nativa. Entre os materiais utilizados para a proteção das nascentes consta cimento, tijolos, barras de ferro, areia, canos, entre outros. "O valor varia de acordo com o local, por isso é necessário fazer a avaliação prévia e o orçamento dos materiais", frisa o extensionista. Para participar do Programa os agricultores do município devem fazer o cadastro na Secretaria Municipal de Agricultura ou no Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Herveiras.