Prefeito em exercício assina termo de parceria com a AEFASOL

Publicado em 08/02/2019, Por Diuliane Oliveira

Prefeito em exercício assina termo de parceria com a AEFASOL

No dia 29 de janeiro último, foi assinado entre o Município de Herveiras e a AEFASOL - Associação Escola Família Agrícola de Vale do Sol, Termo de Colaboração visando o repasse de R$ 2.000,00 mensais, com a finalidade de possibilitar, através da parceria, o atendimento de alunos provenientes do Município, visando, assim, possibilitar-lhes aprimoramento técnico e científico no trabalho com a terra, através de Curso de Ensino Médio Técnico Profissionalizante, na área da agricultura, aplicando a Pedagogia da Alternância.

Na oportunidade, assinaram o Termo de Parceria o Prefeito Municipal em Exercício do Município de Herveiras, Roberto Bringmann e o Presidente da AEFASOL, Flávio Beling. O ato foi acompanhado por representantes do educandário mantido pela Associação, pela Secretária da Administração do Município e por alguns pais de alunos da Efasol.

Na oportunidade, o Prefeito em Exercício, Roberto Bringmann destacou a importância dessa parceira e o esforço que a Administração está fazendo para manter o auxílio aos alunos do nosso Município, tendo investido e aplicado em Educação, só no Exercício de 2018, 28,74%de suas receitas (mínimo constitucionalmente exigido é 25%), demonstrando a importância dada à área.

Além disso, Roberto Bringmann ainda destacou que a EFASOL tem como principal objetivo promover a formação integral do jovem do campo, de modo que o mesmo se torne sujeito do desenvolvimento do meio onde está inserido. Neste sentido, além de desenvolver as competências necessárias para a atuação do técnico em agricultura, é oportunizada a formação de cidadãos críticos, reflexivos, com responsabilidade social e ambiental e que consigam diagnosticar e buscar soluções frente aos desafios do cotidiano. Tal diretriz, conforme o Prefeito em Exercício vêm exatamente de encontro à visão e aos conceitos da Administração Municipal em possibilitar aos alunos interessados uma educação qualificada e contextualizada com a vida do jovem do campo, ajudando a fixá-lo no mesmo, através de sua valorização e qualificação.

Por fim, aproveitou para frisar que o Município de Herveiras, no ano de 2009, foi pioneiro dentre os Municípios do Vale do Rio Pardo, ao ser o primeiro a repassar recursos com o mesmo objetivo para a AGEFA - Associação Gaúcha Pró-Escolas Famílias Agrícolas, de Santa Cruz do Sul.