HERVEIRAS INICIA PEDIDOS DO 2º LOTE DE SEMENTES DE AVEIA PRETA PARA IMPLANTAÇÃO DE PASTAGENS

Publicado em 09/10/2018, Por Diuliane Oliveira

O município de Herveiras, através da Secretaria municipal de Agricultura, Indústria e Comércio – SMAIC – por intermédio do convênio firmado com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Estado do RS, vão disponibilizar gratuitamente o 2º lote de sementes de aveia preta aos produtores do município.

O projeto pretende atender a 344 propriedades, todos produtores rurais do município que desenvolvem atividade agropecuária de leite ou corte, tanto para comercialização como para consumo próprio, onde no 1º lote já foram atendidas 165 propriedades tendo sido entregues 330 sacos, ou seja, 13.200 Kg de semente.

Por meio do programa, serão repassados novamente aos agropecuaristas, inicialmente, até 80 quilos de sementes de aveia preta (Avena strigosa Schreb), do cultivar Embrapa 29 (Garoa).

Ao todo serão mais de 27,5 mil quilos de semente distribuídas ao final do projeto, onde para participar o produtor deverá comparecer junto a SMAIC trazendo consigo seus documentos pessoais (CPF e RG), talão de produtor rural do município, escritura da área de terras bem como recibo do ITR 20018, este para proprietários, e, meeiros, arrendatários e detentores de direitos de posse, deverão apresentar contrato e/ou documento similar com validade jurídica que comprove que este possui direitos sobre a área qual será implantada a lavoura. O produtor deverá juntar também ao formulário preenchido no ato da inscrição, uma certidão atualizada do saldo bovino da Inspetoria Veterinária e uma certidão negativa atualizada de débitos com município, as quais poderão ser requeridas no momento da realização da mesma. Não poderão se beneficiar mais de uma inscrição estadual dentro da mesma família ou grupo familiar estando estes na mesma propriedade.

De acordo com o técnico responsável da SMAIC, Rafael Fraga, o cultivar disponibilizado apresenta uma boa produção de massa, capacidade de rebrota e perfilhamento, alem de ter um excelente potencial produtivo, possui um ciclo precoce, com florescimento de 115 a 140 dias e maturação entre 140 a 165 dias, é moderadamente resistente à ferrugem da folha e do colmo e ao acamamento e seu plantio é recomendado para a região, conforme se apresentam as características técnicas da variedade.

Para tanto, ressalta a importância da melhoria e investimento em pastagens de qualidade, o que sem dúvida retornará ao produtor convertido em saldo financeiro positivo certo. Uma vez que o agropecuarista oferece uma alimentação adequada e de qualidade aos animais, isso converte-se em carne e leite de qualidade, em saúde e bem estar animal e principalmente em satisfação pessoal do produtor.

Roberto Bringmann, prefeito em exercício e responsável pela SMAIC, ressalta o melhoramento de pastagens como um fator de extrema importância para o agropecuarista, onde uma vez com uma pastagem de qualidade ele terá um animal bem nutrido, com boa saúde, que fornecerá uma maior produção de leite e carne, gerando mais lucros para as propriedades e sem dúvida para o município, pois esse aumento de receita vai refletir no comércio local e também no estímulo ao crescimento e desenvolvimento das propriedades.

As inscrições poderão ser realizadas durante o mês de outubro e novembro, do dia 10 ao dia 30 respectivamente, caso não sejam atendidas todas as 179 propriedades restantes neste primeiro período, o mesmo poderá ser estendido.

As entregas das sementes estão previstas para serem realizadas durante o mês de outubro a dezembro em lotes diferentes, para tanto, o produtor será informado no ato da inscrição sobre o lote qual deverá vir até a secretaria de agricultura para realizar a retirada das sementes. Os produtores serão orientados no momento da inscrição a entrar em contato com a SMAIC antes para confirmar se a entrega estará disponível. Para maiores informações os produtores podem procurar a SMAIC ou entrar em contato pelo telefone (051) 3616-2002.