Herveiras assina o termo para a Criação do PMSB - Plano Municipal de Saneamento Básico

Publicado em 28/08/2018, Por Diuliane Oliveira

No dia 12 de julho, os servidores municipais indicados pelo governo estiveram participando da reunião de abertura das atividades de elaboração do PMSB - Plano Municipal de Saneamento Básico para o Município de Herveiras, nos quais serão responsáveis em coordenar os trabalhos para execução deste.

No encontro estavam presentes a Superintendência Estadual da Funasa, juntamente com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, através do IPH – Instituto de Pesquisas Hidráulica, no qual realizaram uma parceria para auxiliar tecnicamente municípios do Estado na elaboração do plano. Herveiras foi um dos vinte e sete municípios contemplados para receber este apoio. Neste encontro foi assinado o Termo de Execução Descentralizada - TED, firmada entre Funasa e UFRGS com o Município.

As primeiras oficinas de capacitação para elaboração do plano iniciaram no mês de agosto, e para iniciar os trabalhos a composição do Comitê Executivo no qual o Engenheiro Rodrigo Witt e a Coordenadora do CRAS Rejane Gorreis serão os integrantes indicados a participar da orientação, os quais também serão responsáveis pela operacionalização do Plano.

O que é o Plano Municipal de Saneamento Básico? É um documento que estabelece as regras para que todos os munícipes tenham acesso da melhor forma possível aos serviços de saneamento básico, sendo este composto por: Fornecimento de água potável, coleta de resíduos sólidos (lixo), drenagem urbana e tratamento de esgoto.

No dia 23 de agosto foi realizada na sala de reuniões da prefeitura municipal a escolha do Comitê de Coordenação, que será responsável pela instância consultiva e deliberação das etapas de elaboração do Plano Municipal de Saneamento, onde obteve integrantes da Câmara Municipal de Vereadores; das Secretarias Municipais; das Igrejas, dos Conselhos Municipais, de Saúde, do Meio Ambiente e da Educação e representante do Sindicato/Associação dos Trabalhadores Rurais. O comitê será responsável pela avaliação e aprovação de cada produto que compões o Plano Municipal de saneamento Básico, previamente elaborado pelo comitê executivo.

É importante que a Comunidade já vá se familiarizando com esse assunto, pois a participação de todos fará a grande diferença nessa construção. Precisamos pensar no futuro, em relação ao Município que queremos. Planejar para o futuro significará qualidade de vida a todos nós, diminuindo os problemas ambientais, sociais e econômicos em nossa Comunidade.

Precisamos avaliar sobre o gasto desenfreado da água, preservar o meio ambiente e pensarmos no consumo de produtos sabendo de onde vêm e para onde vão os recursos. A água consumida é devolvida para o meio ambiente em forma de esgoto, que acabam muitas vezes contaminando os recursos hídricos. E os produtos são usados e descartados em forma de lixo sem nenhum cuidado, poluindo o solo, o ar e a água. Precisamos discutir e olhar os problemas enfrentados em nosso Município e planejarmos ações em nossa região para melhorar a vida e a saúde de todos nós e o futuro das próximas gerações.

Por isso participe do Plano de Saneamento Básico do Município. Colabore com a construção e execução do plano, exercendo o seu papel de cidadão e amigo do meio ambiente.