Herveiras alcança 32,43% dos eleitores na Consulta Popular

Publicado em 04/07/2018, Por Diuliane Oliveira

Herveiras alcança 32,43% dos eleitores na Consulta Popular

Mais de 41 mil pessoas participaram do processo de Consulta Popular 2018/2019 nos 23 municípios da região do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP). Em Herveiras, foram 794 eleitores que participaram do processo, o que significa 32,43% do total. Pelas regras, o município deveria atingir pelo menos 6% da população para se habilitar a fim de participar do rateio dos recursos regionais de R$ 2,9 milhões.

Todos os 23 municípios atingiram o índice mínimo para serem contemplados no rateio dos recursos, sendo que o presidente do Corede/VRP, Heitor Álvaro Petry, destaca o engajamento da população. A presidente do Comude de Herveiras Luciane Grassel Cecchin disse que foi muito importante a mobilização de todos que trabalharam de forma voluntária nos quatro dias do processo, buscando habilitar Herveiras nas prioridades definidas na assembléia municipal, o que também dependia destas ficarem entre as cinco mais votadas na região. “Em função da votação da região, Herveiras se habilitou a participar do rateio dos recursos na agricultura e segurança”, explicou Luciane

Os projetos votados com prioridade no Corede/VRP são das áreas de Agricultura Familiar, Segurança Pública e Saúde: Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura Familiar, com 9.381 votos; Ampliação, reforma, e aquisição de equipamentos para estabelecimentos de saúde vinculados ao SUS - Aquisição de equipamentos para UTI Neonatal e UTI Adulto do Hospital Santa Cruz, de Santa Cruz do Sul, com 6.778 votos; Videomonitoramento e cercamento eletrônico, com 6.381 votos; Reaparelhamento dos Órgãos da Segurança, com 5.079 votos e Saúde da Família: Aquisição de veículos, com 4.397 votos. Cada um destes projetos vai ser contemplado com R$ 580.525,96.

O Corede/VRP vai realizar uma assembleia no dia 27 de julho, às 13h30, na sala 101 da Unisc, com a participação do coordenador estadual da Consulta Popular, Theonas Fabiano Baumhardt e técnicos das secretarias de Estado, para realizar o rateio dos recursos entre os municípios.