Acessibilidade | Alto Contraste | Mapa do site | Libras | Tamanho da fonte: A- | A+

NOTÍCIAS Voltar >

Herveiras executa o PAIF


Publicado em 30/04/2018, Por Diuliane Oliveira

Herveiras executa o PAIF

 

O Programa de Atenção Integral à Família (PAIF) consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva da família, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida, e ainda, prevê o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo.

E para que esse trabalho social seja produtivo é  preciso que as famílias e a comunidade tenham  melhor compreensão do processo de construção do trabalho social a ser executado no âmbito do PAIF, que nada mais é  as ações  planejadas que estão sendo propostas para a participação das famílias usuárias, tendo como objetivo o fortalecimento destas famílias preocupação diária da equipe do CRAS.

A equipe do CRAS desenvolve  ações propostas no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF como a acolhida; oficinas com famílias;  ações comunitárias;  ações particularizadas e  encaminhamentos que acontecem naturalmente na maioria das vezes pela rede. Em relação as  oficinas com famílias proposta é o grande desafio da equipe, pois ainda não criamos a cultura e a valorização das famílias para as atividades propostas.

O desafio neste primeiro semestre, é fazer com que as famílias tenham  compreensão e  interesse  pois o objetivo é diminuir a vulnerabilidades e riscos, instigar as potencialidades para contribuição para o alcance de aquisições, e a prevenção de futuros  riscos.

Todos podem ter acesso às ações do PAIF, salientando novamente, que as famílias podem ter acesso por procura espontânea; por busca ativa; por encaminhamento da rede socioassistencial, no qual acontece na maioria das vezes aqui no  Município e ou por encaminhamento das demais políticas públicas.

 

Pensando nesse acesso havia uma grande preocupação do Executivo Municipal no ano passado em ter elementos necessários para execução do serviço PAIF e com isso foi providenciado a locação de um imóvel para o CRAS com um bom adequado ambiente físico;  aquisição de  recursos materiais; contratação de recursos humanos e no qual permitiu o inicio do trabalho social essencial ao serviço.



Outras fotos:


Compartilhar:
| WhatsApp