Equipe da Secretaria de Projetos apresenta relatório do semestre

Publicado em 10/07/2017, Por Diuliane Oliveira

Equipe da Secretaria de Projetos apresenta relatório do semestre

Na manhã do último dia 30 de junho, a equipe da Secretaria de Projetos e Meio Ambiente esteve reunida com o prefeito Paulo Nardeli Grassel e assessor jurídico Ademar Antunes da Costa no Gabinete do Prefeito. Além de vários assuntos tratados, foi apresentado um relatório das atividades e projetos encaminhados pela Secretaria na busca de recursos para o Município.

A secretária Maria Enilda Machado disse que solicitou a sua equipe que fizesse esse levantamento para dar uma clara noção ao Prefeito do que foi desenvolvido nesse primeiro semestre de gestão e ao mesmo tempo agradeceu a confiança do Prefeito e o empenho dos servidores.

Em termos de encaminhamento de projetos na busca de recursos e readequações, os valores giram na rodem de R$ 2.322.000,00. Segundo o assessor da Secretaria Marcos Aurélio Luedtke, os projetos elaborados foram encaminhados para diferentes órgãos dentre os quais, o Ministério da Agricultura, Ministério do Turismo, Ministério das Cidades, Ministério da Saúde, Ministério do Desenvolvimento Social, Secretaria do Esporte, Secretaria da Agricultura e outros órgãos estaduais, além de mais R$ 7,5 milhões para Herveiras, de um projeto em conjunto com os municípios integrantes do Cisvale junto ao Ministério das Cidades. Além disso, a Secretaria trabalha na prestação de contas e acompanhamento de obras com recursos a nível federal  e estadual, onde duas prestações foram concluídas e o acompanhamento de uma está em andamento.

A Secretaria ainda na área de projetos faz o acompanhamento e lançamento de informações no SICONV e demais sistemas federais e estaduais ligados a captação de recursos e prestações de contas. Também na área ambiental foi reativado o Conselho do Meio Ambiente e a legislação está sendo atualizada, bem como foi formalizado convênio com o Cisvale na área e o atendimento de demandas de projetos ambientais e fiscalização que lhe competem é constante

Os trabalhos na Secretaria são desenvolvidos pela secretária Maria Enilda Machado, assessor Marcos Aurélio Luedtke, agente administrativo Maiquel Samuel Eifert, fiscal ambiental Luciana Grapiglia e o engenheiro Rodrigo Melo Witt.

Conforme o prefeito Paulo Grassel, a equipe técnica está fazendo seu trabalho e nós da área política também estamos constantemente cobrando nossos políticos no Estado e em Brasília, pois sabe-se que não bastam só bons projetos se não tiver uma pressão política com vistas a liberar estes recursos. “Algumas questões quanto a liberação de recursos desses projetos estão em estágio adiantado, outros estamos cobrando semanalmente, mas os últimos acontecimentos em Brasília com certeza também vem tendo influência direta no trâmite normal desses processos” destacou Grassel.

Leg.:  - Secretária e equipe repassou relatório ao Prefeito.