Rede municipal de ensino de Herveiras recebe kits de livros do Programa Alfabetiza Tchê

Publicado em 23/02/2024, Por Raiane da Silveira

No dia 22 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Educação de Herveiras recebeu os kits de livros do Programa Alfabetiza Tchê. A entrega foi realizada no Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest em Santa Cruz do Sul. A entrega foi acompanhada pelas Articuladoras Regionais Estaduais, Elisabete Maria Mallmann e Daiani Rech, pela Articuladora Regional da UNDIME, Sheila Regina Gass Schürer, e pela Pedagoga e Articuladora Municipal Greice Greiner da Silveira, juntamente com a Secretaria de Educação Juliara da Graça Lemos.

Esses kits, voltados para estudantes de 1º e 2º ano, incluem Livro do Professor, Livro do Estudante, Cadernos Literários e Cartazes, todos elaborados de acordo com o Referencial Curricular Gaúcho e adaptados às características regionais do Rio Grande do Sul. Essa iniciativa não apenas valoriza a cultura local, mas também promove uma maior identificação dos professores e alunos com o conteúdo, contribuindo para o processo de alfabetização.

A disponibilização do Material Didático Complementar do Programa Alfabetiza Tchê representa a concretização dos esforços conjuntos em Regime de Colaboração entre o Estado do Rio Grande do Sul e o Município de Herveiras para garantir a alfabetização, na idade certa, como um direito de todas as crianças. Para os professores alfabetizadores, esse programa é uma ferramenta essencial de formação continuada, fornecendo recursos de estudo e avaliações para acompanhar o desenvolvimento dos alunos.  De acordo com a Pedagoga e Articuladora do Programa em Herveiras, Professora Greice, "os materiais contribuirão bastante na prática do professor, os alunos do 1º e 2º anos ganham um kit e eles podem usar e escrever no próprio livro, o que facilita todo o processo"