CAPACITAÇÃO EM SAÚDE DO TRABALHADOR

Publicado em 07/06/2023, Por Patrícia Luana Francisco

Na última terça-feira dia 30 de maio, realizou-se junto a sala de reuniões da Prefeitura Municipal de Herveiras uma Capacitação com a temática de Saúde do Trabalhador, a qual contou com a participação da população em geral, entre comércios, agricultores e servidores públicos.

Na ocasião a Vice-prefeita e Secretária Municipal de Saúde, Rosuita Carla da Silveira fez a abertura e agradecimento aos presentes, ressaltando a importância da presença de todos tendo em vista essa temática que é tão importante e merece nossa atenção. Após a Enfermeira da UBS Flávia Freitas trouxe sobre o trabalho da equipe junto ao serviço de saúde, assim como explicou sobre a importância das notificações de Doenças e Agravos Relacionados ao Trabalho e como se dá esse processo junto a unidade de saúde.

Em seguida as representantes do CEREST/VALES, Adriana Skamvetsakis e Ana Janete Backes, juntamente com o representante responsável pela saúde do trabalhador da 13º Coordenadoria Regional de Saúde/CRS, Fabrício Weiss explanaram várias temáticas, entre elas: a questão da política da saúde do trabalhador, esclareceram como se dá o processo das notificações de Doenças e Agravos Relacionados ao Trabalho, e falaram sobre algumas dessas doenças, entre elas o Câncer de Pele, a Lesão por Esforço Repetitivo e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao

Trabalho ( LER/DORT), assim como das intoxicações por agrotóxicos e do uso do EPIs e da importância da prevenção de acidentes com máquinas agrícolas. Fabricio ressalta que: “o seu trabalho não é multar ou de certa forma prejudicar o comerciante, mas sim, mostrar o que pode ser melhorado dentro do ambiente de trabalho”. Por fim a secretária Rosuita agradeceu a todos pela presença.